Duas clássicas pinturas do pintor parisiense Édouard Manet (1832-1883) são Le déjeuner sur l'herbe (em português, O almoço sobre a relva) e Olympia.
Édouard Manet (1832-1883)
Manet, figura central na transição do realismo para o impressionismo, mostra nos dois quadros uma prostituta nua sendo retratada juntamente com pessoas completamente vestidas. As duas obras provocaram escândalo na sociedade conservadora da época. A nudez da modelo Victorine Meurent, a modelo favorita de Manet, é exibida em ambas as telas.
Atualmente, os dois quadros encontram-se expostos no Museu de Orsay, em Paris.
Le déjeuner sur l'herbe (1863)
"A cena no bosque ou num parque dos muitos que existiam e ainda existem em Paris marca também pelo seu exotismo e pela interessante paleta de cores que se desenrola lentamente em cada pedaço da tela, exibindo ostensivamente o castanho e o oliva.
A pintura provocou risos desconcertantes no Salon des Refusés onde foi exibida, escandalizou a imperatriz e foi considerada pelo imperador como atentado ao pudor. Não tanto pelo nu na mulher, mas sim pelo fato de esta estar nua no bosque, em uma conversa plausível, com dois homens bem e inteiramente vestidos, como estavam os espectadores da tela." (Fonte: Wikipédia)
Olympia (1865)
Detalhe para o gato negro no canto direito da tela. Olympia foi inspirada na tela Vênus de Urbino de 1538, do pintor italiano Titian. Notem as semelhanças...a arte inspirando a arte.
Comentários
Postar um comentário