Wim Wenders (1945, Dusseldorf) é um diretor alemão pra lá de versátil e de altíssima qualidade. O diretor das obras primas Asas do Desejo (1987) e Paris Texas (1984), sempre demonstrou interesse em mostrar como vê outras realidades e culturas. Seu olhar "sonoro" sobre Cuba e Lisboa, no documentário "Buena Vista Social Club" e no filme "O céu de Lisboa", respectivamente, me chamou a atenção. Sobre Cuba, um olhar musical. Sobre Lisboa, cinema e som.
Buena Vista Social Club
1999
Buena Vista Social Club era um clube de dança e atividades musicais de Havana, Cuba, onde músicos se encontravam e tocavam na década de 1940, entre eles Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, dentre outros. Foi fechado na década de 1950. Na década de 1990, o músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder gravaram o disco Buena Vista Social Club com os músicos tradicionais, que tornou-se um sucesso internacional. A partir daí, o diretor alemão filmou a apresentação do grupo na Holanda, e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hall em Nova York, e com este material criou o documentário, acompanhado ainda de entrevistas feitas em Havana com os músicos.
Trailer do documentário:
Vídeo de Chan-Chan:
Letra
De Alto Cedro voy para Marcané
Llego a Cueto, voy para Mayarí
De Alto Cedro voy para Marcané
Llego a Cueto, voy para Mayarí
De Alto Cedro voy para Marcané
Llego a Cueto, voy para Mayarí
El cariño que te tengo
No te lo puedo negar
Se me sale la babita
Yo no lo puedo evitar
Cuando Juanica y Chan Chan
En el mar cernían arena
Como sacudía el jibe
A Chan Chan le daba pena
Limpia el camino de pajas
Que yo me quiero sentar
En aquél tronco que veo
Y así no puedo llegar
De alto Cedro voy para Marcané
Llegó a Cueto voy para Mayarí
De alto Cedro voy para Marcané
Llegó a Cueto voy para Mayarí
...
(Autor: Maximo Francisco Repilado Munoz Telles, o "Compay Segundo")
O céu de Lisboa
1994
O convite para Wim Wenders realizar um documentário no âmbito de Lisboa 1994 - Capital Europeia da Cultura, acabou resultando na produção deste filme.
Já que estamos falando de Wim Wenders, aproveito para dar a dica do filme O Sal da Terra (2014) sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, dirigido pelo alemão em parceria com o filho do fotógrafo brasileiro. Imagens fortes e mensagem muito bonita!
Comentários
Postar um comentário