Quando penso na Inglaterra, uma das coisas que lembro logo são jardins: o jardim inglês! Fácil de ver, por exemplo que os jardins em Londres são mais bonitos e verdes que os de Paris. Faz parte da cultura dos ingleses, cultivar seus jardins. Muita chuva e muito verde sempre... John Lennon até cantou nos Beatles em "I am the walrus" (Lennon e McCartney):
"Sitting in an English garden
Waiting for the sun
If the sun don't come you get a tan
From standing in the English rain".
Extrato de "A Day in the Life (Lennon - McCartney)"
"Sitting in an English garden
Waiting for the sun
If the sun don't come you get a tan
From standing in the English rain".
Extrato de "A Day in the Life (Lennon - McCartney)"
Como é o jardim inglês?
Extensos gramados, pequenos bosques, árvores isoladas com sombras generosase desníveis no terreno. Essas são as principais características do jardim inglês. que prima pelo traçado orgânico, muito próximo do que é encontrado na natureza. As formas são muito sinuosas, com plantas de diferentes texturas e tonalidades, dispostas em vasos e canteiros. Parece muito esteticamente com um jardim descuidado de início, mas não é.
O jardim inglês não é formal nem simétrico. Formas geométricas ou retas, comuns no jardim francês, não são permitidas. É considerado como uma revolução, um manifesto contra os padrões rígidos e simétricos de outros estilos, como por exemplo o francês.
É um jardim romântico, com outros elementos, como pérgolas, lagos, riachos, peças antigas, pontes, colunas e vasos de concreto. Só é indicado para lugares de clima frio, pois as plantas que compõem esse jardim não toleram temperaturas altas.
Suas características marcantes teveram início no século XIII, mas atingiu seu auge no movimento romântico do sec. XIX.
Flores típicas:
Bem diferente do jardim francês, reparem!
Passeando pelo Regent´s Park uma vez, em Londres, gostei muito dos nomes das flores:
Comentários
Postar um comentário