No alto de uma montanha em Los Angeles, existe um Complexo Cultural fenomenal chamado Getty Center. Com um vista superior sobre a grande cidade, o Getty Center abriga uma tremenda coleção de arte, além de ser um espaço para assistir a eventos e espetáculos, relaxar e admirar a natureza em torno do centro e principalmente sua arquitetura. Estivemos lá em 2002, levados por um casal de amigos que lá viviam e valeu demais a visita. Super estrutura e tudo gratuito! Estando em LA, é um must ir conhecê-lo. Imperdível!
No complexo encontra-se um conjunto de órgãos ligados ao bilionário Jean Paul Getty, mas aqui ressaltamos o excelente museu J. Paul Getty Museum (www.getty.edu/museum/), que recebe quase 2 milhões de visitantes anualmente, sendo um dos mais visitados museus dos Estados Unidos. A riquíssima coleção exposta no museu inclui pinturas, gravuras, manuscritos, esculturas e artes decorativas da Europa pré-contemporânea, e fotografias americanas e europeias dos séculos XIX e XX. A arquitetura do centro é lindíssima, tudo em mármore travertino rústico, projeto do arquiteto Richard Meier.
Jean Paul Getty (1892-1976) foi um industrial estadunidense bilionário magnata do petróleo. Em um momento triste e chocante de sua vida, um de seus netos foi vítima de um sequestro, quando tinha 16 anos de idade, quando teve uma orelha decepada pelos sequestradores.
Comentários
Postar um comentário