Recife, capital do Estado de Pernambuco, fundada em 1537, possui inúmeras igrejas barrocas lindíssimas e razoavelmente bem conservadas que merecem, por si só, uma visita para conhecer de perto esses tesouros religiosos e arquitetônicos. No centro da cidade, elas se destacam e, juntamente com as da vizinha Olinda, formam um conjunto arquitetônico dignos de uma viagem de cunho artístico e histórico.
Além das igrejas, vale muito a pena também uma visita à Sinagoga Kahal Zur, no bairro do Recife Antigo, que foi a primeira sinagoga das Américas, inaugurada em 1637. Os judeus que a fundaram partiram posteriormente de Recife para fundar a primeira comunidade judaica da América do Norte, em Nova York nos Estados Unidos. A sinagoga se junta às igrejas católicas da cidade formando um conjunto de templos religiosos de altíssimo valor histórico na cidade de Recife.
Em 2021 e 22, fizemos duas viagens à Recife e, dentre outras coisas, reservamos tempo para visitar alguns destes templos. Dentre as igrejas , destacamos as seguintes:
Igreja da Conceição dos Militares
Sinagoga Kahal Zur
- Concatedral de São Pedro dos Clérigos, também conhecida simplesmente como Igreja de São Pedro dos Clérigos (1728)
- Igreja Madre de Deus (concluída em 1709)
- Igreja Matriz Santo Antônio (1753)
- Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo (1665)
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (concluída entre 1662 e 1667)
- Em Olinda:
- Basílica e Mosteiro de São Bento (1660), situada no local onde foi erguido o primeiro mosteiro beneditino do Brasil, entre 1597 e 1599.
Comentários
Postar um comentário