Em agosto de 2022, percorremos um roteiro muito interessante no sul da Bota. Sim, no sul da península itálica que é geograficamente assemelhada a uma bota, com salto e tudo. Além do mais, a bota está chutando uma bola. Com essa imagem na cabeça, pense que a Sicilia, localizada em uma ilha, é a bola, e o salto da bota é a região da Puglia (ou Apúlia), que foram as regiões por onde passamos. Excelente roteiro e fácil de ir de carro. Aliás, carro é o transporte indicado para essa viagem.
Chegamos na Sicilia, pousando em Catânia vindo de Roma. Cidade grande, não tivemos interesse. Considerando o tempo total da viagem e o fato de que de lá iríamos nos deslocar para a Puglia, no continente, decidimos explorar o lado leste da ilha. Ficamos na ilha por 3 dias. Imediatamente do aeroporto fomos para Taormina, nosso único ponto de dormida. Lindíssima cittá (cidade)! Histórica, numa montanha com lindas vistas, um primor! Tem um lindo teatro grego, super bem conservado, e praias de uau!!! De Taormina, dá para ver bem também o vulcão Etna, localizado próximo.
Na bola italiana, ainda visitamos Siracusa e Notto. Notto é um esplendor barroco na ilha, e Siracusa traz uma bagagem de 2.757 anos de existência e foi a maior cidade da Magna Grécia (domínios do império grego na península sul itálica entre os séculos VIII a. C e VI a.C).
Além dessas, e desse lado, também recomendo: Scicli (nome difícil de dizer), Módica e Ragusa, bem próximas entre as três. Também , para quem quiser ver uma Villa Romana, híper bem conservada, acredito que valha a pena a viagem até Villa Romana del Casale em Piazza Armerina, 152 km de Taormina.
Saindo da bola, e após cruzar o estreito de Messina (o carro entre em uma barca gigante), entramos na bota literalmente e começamos a subir para a Puglia (o salto da bota), passando pelas regiões da Calábria e Basilicata ?. Lá não paramos e umas 6 horas depois chegamos ao nosso destino, em um Agriturismo lindo e familiar, bem ao lado de Alberobello. Dormimos em um Trullo original!
A ideia nessa viagem era praticar meu italiano e lá foi perfeito pois a proprietária não falava inglês, só italiano. Era super simpática e nos trouxe muitos cafés da manhã estupendamente deliciosos e tudo feito na fazenda.
Na região da Puglia tem só coisa boa: cidadezinhas, tranquilidade, história, gastronomia, ambiente rural, natureza, arte, espiritualidade... locais prontos para fotos lindíssimas e um povo animado. Tem litoral, tem interior... Na Puglia, passeando de carro visitamos Alberobello, Cisternino, Locorotondo, Polignano al Mare e Ostuni. Algumas delas, cidadezinhas pequenas, branquinhas, com vielas para se perder e descobrir belezas no meio da simplicidade da vida naqueles lugares. Em Locorotondo por exemplo, vivenciamos um momento lindo, seguindo uma procissão em hora à Nossa Senhora, com fogos, banda de música e tudo!
Além das cidades visitadas na Puglia, demos uma esticada e fomos conhecer Matera, na região da Basilicata. Cidade incrível, com uma história fantástica e situada em um local único todo de pedra. Cenário de filmes, vale muito a pena ir.
Mais detalhes sobre todo esse roteiro, com o pessoal da Terratur!
*Autoria das fotos: Paulo Alcântara (exceto se indicado de outra forma)
Comentários
Postar um comentário