Pular para o conteúdo principal

Provence e Côte D´Azur: viajando nos filmes

Estivemos passando uma semana na região da Provence e Côte d´Azur no sul da França. Não há palavras para descrever a beleza e riqueza natural, gastronômica, artística e cultural desse lugar. Simplesmente o paraíso! Antes de irmos, para nos prepararmos melhor para o que íamos vivenciar lá, assistimos a vários filmes alusivos a essa linda região francesa. Filmes que retratam estórias passadas na Provence e na Côte d´Azur, mostrando não só lugares, mas também pessoas e a cultura da região. Imperdível para quem pra lá pensa em ir um dia! Assisti-los já é parte da viagem e nos transporta pra lá antes mesmo de partirmos.

Jean de Florette (1986)
Dir. Claude Berri

Estrelado por Gerard Depardieu, Yves Montand e Daniel Auteuil, temos um show de interpretações ambientado em uma típico cenário rural provençal. Marcel Pagnol, autor do livro sobre o qual é baseado o filme, e nascido na região, sabe como ninguém representar a Provence.

 Trailer


A Good year (2006)
Um bom ano
Dir. Ridley Scott

Levemente baseado no romance "Um Bom Ano" de Peter Mayle. Esse filme mostra bem o que vocês vão encontrar lá, principalmente se forem para a região do Luberon.


Trailer



Swimming Pool (2003)
Dir. François Ozon

Também na região do Luberon, filme excelente sobre suspense envolvendo assassinato. As atrizes Charlotte Rampling e Ludivine Sagnier arrasam.


Trailer


Avis de Mistral (2014)
Meu verão na Provença
Dir. Rose Bosch

As férias dos adolescentes Adrien e Léa e seu irmãozinho Théo começam muito mal: na véspera da viagem, o pai confessa que pretende abandonar a família, e os três estão indo viajar à casa do avô, que nunca conheceram antes. No início, este senhor idoso (Jean Reno) é grosseiro e pouco compreensivo com os novos netos. Aos poucos, os jovens descobrem que o avô foi um homem libertário e acostumado aos costumes livres da geração hippie.

Trailer

Mal de pièrres (2016)
Um instante de amor
Dir.: Nicole Garcia

Gabrielle (Marion Cotillard) é uma mulher bela e solitária que não sabe lidar muito bem com seus impulsos sexuais. Preocupada com a sanidade mental da filha, cada vez mais perturbada, sua mãe arma o casamento dela com o pedreiro José. Após sofrer um aborto e descobrir que tem problemas renais, Gabrielle vai se tratar durante algumas semanas numa clínica e encontra a paixão que jamais teve pelo marido em um tenente à beira da morte.



Me chame pelo seu nome (2018)
Call me by your name
Dir. Luca Gaudagnino

O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.




To Catch a Thief (1955)
Ladrão de Casaca
Dir. Alfred Hitchcock

Em Nice e arredores, em plena Riviera Francesa, o filme mostra lindas cenas da região. Grace Kelly, estrela do filme, e meses depois Princesa de Monaco, morreu em 1982 em um acidente de carro exatamente na mesma estrada onde ela faz a famosa cena de perseguição do filme.


Trailer


Et Dieu...créa la Femme (1956)
E Deus...criou a mulher
Dir. Roger Vadim

Com Brigitte Bardot bem jovenzinha, o filme se passa em Saint Tropez . Após o filme a pequena vila de pescadores nunca mais foi a mesma. Virou um destino super procurado na Riviera. 


Trailer


Paris can wait (2016)
Paris pode esperar
Dir. Eleanor Coppola


Trailer




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As letras de "Fascinação"

Quem não é fascinado pela canção "Fascinação" (título original "Fascination"). "Fascination" é uma valsa popular, com melodia composta em 1904 por Fermo Dante Marchetti e letra escrita em 1905 por Maurice de Féraudy em francês (letra em inglês de Dick Manning). Foi lançada em 1932. A versão da letra em português que todos nós conhecemos foi escrita em 1943 por Carlos Galhardo e gravada sublimemente pela Elis Regina em seu álbum Falso Brilhante (1976). A versão original da letra em francês é pouquísimo conhecida aqui no Brasil, e no mundo bem menos que a versão em inglês. Escutem-na abaixo com Daniel Plaisir (este nunca tinha tido o "plaisir" de conhecer!): Daniel Plaisir cantando a letra original em francês "Je t’ai reencontrée simplement,  Et tu n’as rien fait pour chercher à me plaire . Je t’aime pourtant, D’un amour ardent, Dont rien, je le sens, ne pourra me défaire. Tu seras toujours mon amante Et je crois à toi comme au b...

As três versões de "O que será" do Chico Buarque

Umas das obras primas do gênio Chico Buarque de Holanda, a música " O que será ", possui três versões, cada uma mais linda que a outra. Você sabia? Lembrava? As três versões são: - Abertura - À flor da pele - À flor da terra Compostas em 1976, foram interpretadas espetacularmente pelas vozes do próprio Chico, Milton Nascimento e Simone, essa cantando como sempre, transbordando sentimento. Abertura E todos os meus nervos estão a rogar E todos os meus órgãos estão a clamar E uma aflição medonha me faz implorar O que não tem vergonha, nem nunca terá O que não tem governo, nem nunca terá O que não tem juízo   O que será que lhe dá O que será meu nego, será que lhe dá Que não lhe dá sossego, será que lhe dá Será que o meu chamego quer me judiar Será que isso são horas de ele vadiar Será que passa fora o resto do dia Será que foi-se embora em má companhia Será que essa criança quer me agoniar Será que não se cansa de desafiar O qu...

60 anos de 64

Neste ano de 2024 assisti e escutei inúmeros vídeos e podcasts sobre a história do golpe militar de 1964 e o período de ditadura que perdurou por 21 anos em nosso país. Vi tanta coisa impressionante, incrível e emocionante que pensei em compartilhar aqui alguns dos conteúdos que vi sobre esse tema, para reforçar essa memória terrível e que nunca mais aconteça novamente. Podcasts Eu só disse o meu nome Em 1973 o estudante Alexandre Vannucchi Leme foi preso pela ditadura militar e levado à sede do DOI-CODI. Em 2024, o retrato de Alexandre estampa os muros da USP e os jornais do movimento estudantil. O que aconteceu entre a prisão de Alexandre e hoje? Como um estudante franzino de Sorocaba se tornou o símbolo de um dos piores momentos dos anos de chumbo e apontou o caminho da luta pela redemocratização? Uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog produzida pela NAV Reportagens e apresentada por Camilo Vannucchi. Vala de Perus Em um buraco escavado nos fundos de um cemitério público, munic...