Como já cantou Caetano Veloso, "Os americanos representam boa parte da alegria existente neste mundo". Concordo com ele, se ele estiver se referindo à alegria proporcionada pela relação do ser humano com a música e a dança.
Uma coisa que admiro muito no povo americano é a sua criatividade e talento para a música e a dança. São fantásticos! Inovadores! Para reconhecer isso, pode ser preciso se despir de alguns preconceitos envolvendo imperialismo cultural, imposição de valores artísticos-culturais, blá, blá, blá... Aviso logo!
Logicamente, nem tudo é de qualidade. Muitas vezes, pela força do dinheiro e da penetração que tem no mundo, sua música (o cinema é outro exemplo) alcança destaque, mas sem possuir nenhum valor artístico. Exemplos são muitos. Estou aqui a falar de forma mais ampla, de estilos, gêneros,...que os americanos inventaram, ou aperfeiçoaram, e saber fazer como ninguém, inspirando o mundo todo.
Quem nunca se emocionou ao escutar músicas americanas com lindas melodias? Magnífico ritmo?Músicas que não deixam você parado? Convenhamos, eles sabem animar, não se pode negar, nos tornamos mais alegres, nem que seja por instantes.
Abaixo, alguns momentos que exemplificam esse talento, em áudio e vídeo. Foi o que me lembrei, mas tem muuuuiiiitos outros... Assistindo, vocês entenderão o que estou querendo dizer:
Quem não se lembra de "Grease"? Diversão pura:
No musical "Fame", dá vontade de se juntar ao grupo não?
"We are the world" (cada um é um talento individualmente, quando juntos, mais talento ainda)
Auge da era Disco em "Saturday Night Fever" (a música é de australianos, mas a produção toda do filme é americana)
Mais Disco: "YMCA" com o "Village People"
Cena final do filme "The Last Days of Disco"
Do musical "Hair": I Got Life
O rei Michael Jackson também alegrou muito com sua música e sua dança...
"Beat It", dá pra ficar parado? Impossível!
"What a feeling" em "Flashdance":
Cena do filminho bestinha "Dirty Dancing"
Outra de filme: "Footloose"
Comentários
Postar um comentário