Caminhando pela beira-mar em um domingo qualquer fiz esse registro fotográfico de um bairro que sempre gostei muito, e hoje tenho pena de ver como está abandonado: a Praia de Iracema, aqui em Fortaleza. Já teve vários momentos áureos, e o último deles eu peguei. Fui contemporâneo da Praia de Iracema na boêmia dos meados dos anos 80 até início dos 90. Era tudo de bom! Além do ambiente maravilhoso, tinha (e "ainda" tem), o lado arquitetônico Art Déco do casario, que é adorável!
Art Déco
Art déco foi um movimento popular internacional de design que durou de 1925 até 1939, afetando as artes decorativas, a arquitectura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema. Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos (ecletismo) e movimentos do início do século XX, incluindo construtivismo, cubismo, modernismo, bauhaus, art nouveau e futurismo. A sua popularidade na Europa foi durante os picos dos loucos anos 1920 e continuou fortemente nos Estados Unidos através da década de 1930. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, a art déco foi meramente decorativa. Na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno.
Representou a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo. Edifícios, esculturas, joias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da art nouveau, mais rebuscada, a art déco tem mais simplicidade de estilo. (Fonte: Wikipedia)
As fotos mostram que ainda há construções conservadas, com as fachadas pintadas e tal, mas muita coisa poderia ser recuperada. Vejam o "albinho":
Temos que preservar isso!
ResponderExcluir