Pular para o conteúdo principal

De lua

A lua sempre foi e será inspiração para artistas e pessoas sensíveis. Acho difícil uma pessoa não ser tocada pela beleza de uma lua cheia, principalmente quando surge no horizonte.


Entre imagens reais e fantasiosas, a lua atrai namorados, cantadores, lobos... mas infelizmente também lobisomens! A lua mexe com a natureza, criando marés... mas também ativa lunáticos e loucos!

Espetáculo da natureza, inspira pinturas e músicas, dentre outras artes. Ficando na música por aqui, vamos viajar numa seleção de lindas obras criadas por compositores inspirados pelo clarão do lindo satélite natural da nossa mãe terra:

Lunik 9
(Gilberto Gil)
Linda poesia!


Luar (a gente precisa ver o luar)
(Gilberto Gil)


Lua lua lua
(Caetano Veloso)



Lua de São Jorge
(Caetano Veloso)



Lua e estrela
(Caetano Veloso)



Luar do Sertão
(João Pernambuco, Catulo da Paixão Cearense)
Canta Maria Bethânia



Imagina
(Tom Jobim, Chico Buarque)
Cantam Chico Buarque e uma voz linda que não conheço... Tom Jobim ao piano
Obs.: A letra fala na "Lua Cris" (expressão arcaica para eclipse)



Lua Brasileira
(Fátima Guedes)
Canta Fátima Guedes (adoro a voz dessa moça)


A lua e eu
(Cassiano)

Lua Branca
(Chiquinha Gonzaga)
Uma modinha de 1912!


Noite de Lua
(Dilermando Reis)


Lua nha testemunha
Francisco Xavier da Cruz (B. Leza)
Canta Cesária Évora


Fly me to the moon
(Bart Howard)
Canta Frank Sinatra


Moonlight Serenade
(Glenn Miller, Mitchell Parish)
A versão clássica (transporta o ouvinte no tempo...experimente escutar de olhos fechados):


... e uma versão (com letra) da Carly Simon, que particularmente acho espetacular... aumentem o volume e viagem...:



Moon River
(Henry Mancini, Johnny Mercer)
Cantada pela Audrey Hepburn em cena do filme "Bonequinha de Luxo" (Breakfast at Tiffany's)



Blue moon
(Richard Rodgers, Lorenz Hart)
Cantada por Billie Holiday
Obs.: Blue Moon (Lua azul) refere-se à segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Isto ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias.


How high is the moon
(Nancy Hamilton, Morgan Lewis)
Cantada por Sarah Vaughan



Clair de Lune
Claude Debussy


... pegando na carona no tema Lua, recomendo duas obras primas (música e cinema) também relacionadas com a lua. Imperdíveis:

The other side of the moon
Álbum do Pink Floyd de 1973



Bitter moon
(Lua de Fel)
Filme dirigido por Roman Polanski, de 1992, estrelado pela belíssima e inesquecível Emmanuelle Seigner, mulher do diretor.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As letras de "Fascinação"

Quem não é fascinado pela canção "Fascinação" (título original "Fascination"). "Fascination" é uma valsa popular, com melodia composta em 1904 por Fermo Dante Marchetti e letra escrita em 1905 por Maurice de Féraudy em francês (letra em inglês de Dick Manning). Foi lançada em 1932. A versão da letra em português que todos nós conhecemos foi escrita em 1943 por Carlos Galhardo e gravada sublimemente pela Elis Regina em seu álbum Falso Brilhante (1976). A versão original da letra em francês é pouquísimo conhecida aqui no Brasil, e no mundo bem menos que a versão em inglês. Escutem-na abaixo com Daniel Plaisir (este nunca tinha tido o "plaisir" de conhecer!): Daniel Plaisir cantando a letra original em francês "Je t’ai reencontrée simplement,  Et tu n’as rien fait pour chercher à me plaire . Je t’aime pourtant, D’un amour ardent, Dont rien, je le sens, ne pourra me défaire. Tu seras toujours mon amante Et je crois à toi comme au b...

As três versões de "O que será" do Chico Buarque

Umas das obras primas do gênio Chico Buarque de Holanda, a música " O que será ", possui três versões, cada uma mais linda que a outra. Você sabia? Lembrava? As três versões são: - Abertura - À flor da pele - À flor da terra Compostas em 1976, foram interpretadas espetacularmente pelas vozes do próprio Chico, Milton Nascimento e Simone, essa cantando como sempre, transbordando sentimento. Abertura E todos os meus nervos estão a rogar E todos os meus órgãos estão a clamar E uma aflição medonha me faz implorar O que não tem vergonha, nem nunca terá O que não tem governo, nem nunca terá O que não tem juízo   O que será que lhe dá O que será meu nego, será que lhe dá Que não lhe dá sossego, será que lhe dá Será que o meu chamego quer me judiar Será que isso são horas de ele vadiar Será que passa fora o resto do dia Será que foi-se embora em má companhia Será que essa criança quer me agoniar Será que não se cansa de desafiar O qu...

60 anos de 64

Neste ano de 2024 assisti e escutei inúmeros vídeos e podcasts sobre a história do golpe militar de 1964 e o período de ditadura que perdurou por 21 anos em nosso país. Vi tanta coisa impressionante, incrível e emocionante que pensei em compartilhar aqui alguns dos conteúdos que vi sobre esse tema, para reforçar essa memória terrível e que nunca mais aconteça novamente. Podcasts Eu só disse o meu nome Em 1973 o estudante Alexandre Vannucchi Leme foi preso pela ditadura militar e levado à sede do DOI-CODI. Em 2024, o retrato de Alexandre estampa os muros da USP e os jornais do movimento estudantil. O que aconteceu entre a prisão de Alexandre e hoje? Como um estudante franzino de Sorocaba se tornou o símbolo de um dos piores momentos dos anos de chumbo e apontou o caminho da luta pela redemocratização? Uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog produzida pela NAV Reportagens e apresentada por Camilo Vannucchi. Vala de Perus Em um buraco escavado nos fundos de um cemitério público, munic...