Pular para o conteúdo principal

Foto-roteiro em Montevidéu

E então, chegou a hora de conhecer o Uruguai. País com 3,5 milhões de habitantes apenas e pequeno em área (só é maior que Suriname no continente sul americano). País plano, verdes pradarias onde perambulam milhões de bovinos. Possui um rebanho em torno de 12 milhões de cabeças (muito mais que gente!). A carne é simplesmente fantástica, tenra, suculenta e saborosíssima. Tem que ir lá e provar! As vaquinhas de lá também contribuem para que o doce de leite local seja uma delícia. Nesses verdes campos, também são produzidos vinhos espetaculares, e vale muito a pena conhecer algumas vinícolas, várias delas a curta distância de Montevidéu.

Neste roteiro, propomos conhecer, além da capital, Punta del Este e Colonia del Sacramento. O básico, digamos, mas que dá pra ter uma visão muito boa do país. Cidades, rio, mar, campos, história, gastronomia, balneários.

Em Montevidéu, fundamental conhecer (a pé) o centro da cidade, onde destacamos os pontos abaixo. As sugestões estão na sequencia da tranquila caminhada pela Avenida 18 de Julio sentido oeste:

Fonte dos cadeados (esquina com a rua Carlos Quijano)



Edifício Palácio Salvo


Plaza Independência

Puerta de la Ciudadela

Teatro Solis


Museo Torres Garcia (Na rua Peatonal Sarandi)

Plaza de la Constituición


Igreja Matriz

Mercado del Puerto (carne incrivelmente macia e saborosa)


Fora do Centro, é imperdível dar umas voltas de carro pelas ramblas (avenidas que vão margeando do Rio de la Plata), desde o centro até o bairro Carrasco, passando por Pocitos.


Além disso, deve-se conhecer:

Estádio Centenário

Monumento La Carreta



Palácio Legislativo


Mercado Agrícola de Montevidéu (pode-se comprar produtos típicos e alimentos – vale demais a pena)

Outras atrações:

Museu del Tango

Casa Rivera

Museu del Gaucho

Museo del Carnaval

Museo de los Andes

Para diversão, o tradicional Bar Funfun (Ciudadela 1229 - Sede CAF - Ciudad Vieja), fundado em 1895, é a pedida para a noite.

Como sempre recomendamos uma livraria, indicamos a Livraria “Escaramuza Libros” (rua Doctor Pablo de María 1185 esquina com Charrúa). Pequena, muito bonita e com um local nos fundos muito agradável para um cafezinho e relaxar.

Importante em Montevidéu é flanar, caminha com calma, curtindo o passeio... parando para degustar as delícias da culinária local, acompanhadas por um cafezinho ou um vinho.

Os passeios a Punta del Este e Colonia del Sacramento podem ser feitos com passeios de um dia todo (um para cada destino). Outro dia, pode-se agendar visita a alguma vinícolas com almoço. 

Punta del Este:




Casapueblo



Colônia do Sacramento:














Outros locais que valem a pena:

Entrada da vínicola Varela Zarranz (aprox.27 km de Montevidéu)



Perambulando pelas ruas da cidade de Montevidéu:


Livraria “Escaramuza Libros”



Cor do vinho da uva Tannat 



Hotel Cassino Sofitel em Carrasco


Fotos de autoria de Paulo Alcântara e Terratur.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As letras de "Fascinação"

Quem não é fascinado pela canção "Fascinação" (título original "Fascination"). "Fascination" é uma valsa popular, com melodia composta em 1904 por Fermo Dante Marchetti e letra escrita em 1905 por Maurice de Féraudy em francês (letra em inglês de Dick Manning). Foi lançada em 1932. A versão da letra em português que todos nós conhecemos foi escrita em 1943 por Carlos Galhardo e gravada sublimemente pela Elis Regina em seu álbum Falso Brilhante (1976). A versão original da letra em francês é pouquísimo conhecida aqui no Brasil, e no mundo bem menos que a versão em inglês. Escutem-na abaixo com Daniel Plaisir (este nunca tinha tido o "plaisir" de conhecer!): Daniel Plaisir cantando a letra original em francês "Je t’ai reencontrée simplement,  Et tu n’as rien fait pour chercher à me plaire . Je t’aime pourtant, D’un amour ardent, Dont rien, je le sens, ne pourra me défaire. Tu seras toujours mon amante Et je crois à toi comme au b...

As três versões de "O que será" do Chico Buarque

Umas das obras primas do gênio Chico Buarque de Holanda, a música " O que será ", possui três versões, cada uma mais linda que a outra. Você sabia? Lembrava? As três versões são: - Abertura - À flor da pele - À flor da terra Compostas em 1976, foram interpretadas espetacularmente pelas vozes do próprio Chico, Milton Nascimento e Simone, essa cantando como sempre, transbordando sentimento. Abertura E todos os meus nervos estão a rogar E todos os meus órgãos estão a clamar E uma aflição medonha me faz implorar O que não tem vergonha, nem nunca terá O que não tem governo, nem nunca terá O que não tem juízo   O que será que lhe dá O que será meu nego, será que lhe dá Que não lhe dá sossego, será que lhe dá Será que o meu chamego quer me judiar Será que isso são horas de ele vadiar Será que passa fora o resto do dia Será que foi-se embora em má companhia Será que essa criança quer me agoniar Será que não se cansa de desafiar O qu...

60 anos de 64

Neste ano de 2024 assisti e escutei inúmeros vídeos e podcasts sobre a história do golpe militar de 1964 e o período de ditadura que perdurou por 21 anos em nosso país. Vi tanta coisa impressionante, incrível e emocionante que pensei em compartilhar aqui alguns dos conteúdos que vi sobre esse tema, para reforçar essa memória terrível e que nunca mais aconteça novamente. Podcasts Eu só disse o meu nome Em 1973 o estudante Alexandre Vannucchi Leme foi preso pela ditadura militar e levado à sede do DOI-CODI. Em 2024, o retrato de Alexandre estampa os muros da USP e os jornais do movimento estudantil. O que aconteceu entre a prisão de Alexandre e hoje? Como um estudante franzino de Sorocaba se tornou o símbolo de um dos piores momentos dos anos de chumbo e apontou o caminho da luta pela redemocratização? Uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog produzida pela NAV Reportagens e apresentada por Camilo Vannucchi. Vala de Perus Em um buraco escavado nos fundos de um cemitério público, munic...