Lembranças de infância... histórias imortais... música e história juntas para encantar crianças de todas as idades: Pedro e o Lobo.
Pedro e o Lobo é uma história infantil contada por meio da música. Composta por Sergei Prokofiev em 1936, tem como objetivo mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos musicais. Cada personagem da história é representada por um instrumento diferente ou naipe da orquestra (no caso uma orquestra sinfônica completa). Ca personagem possui então um tema musical ou leitmotiv.
Leitmotiv (do alemão, motivo condutor) é uma técnica de composição musical, introduzida por Richard Wagner em suas óperas, que consiste no uso de um ou mais temas que se repetem sempre que se encena uma passagem da ópera relacionada a uma personagem ou a um assunto.
Os personagens e instrumentos:
Lobo: três trompas
Avô: Fagote;
Pato: Oboé;
Gato: Clarinete;
Passarinho: Flauta transversal;
Pedro: Quarteto de cordas;
Caçadores: o tema é introduzido pelas madeiras e os disparos são representados pelos tímpanos e tímbales e pelo bombo.
Assistam tudo isso aqui, de forma bem didática:
... e aqui, pela Orquestra Sinfônica de Vancouver:
A história:
Pedro é um garoto que vive com o seu avô no campo russo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta e o pato aproveita a oportunidade para ir nadar na lagoa. Lá começa a discutir com um pequeno pássaro. O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro voa para uma árvore bem alta.
O avô rabugento de Pedro traz o gato de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo aparecer. Pouco depois um grande lobo cinzento sai do bosque e vai a caça. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que havia saído da lagoa, foi comido vivo pelo lobo.
Pedro foi buscar uma corda e prepara uma armadilha para o lobo. Ele pede ao pássaro que voe em cima da cabeça do lobo, enquanto baixa uma corda para prender o lobo pela cauda.
Os caçadores saem do bosque e disparam no lobo, mas Pedro não deixa que o matem. No fim pode-se ainda ouvir o pato dizer "quem quem" no estômago do lobo, enquanto este é levado por todos, em uma parada, para o jardim zoológico.
Comentários
Postar um comentário