"Inch 'Allah" e "O filho do outro" são dois filmes que assisti recentemente sobre os conflitos entre judeus e palestinos. Ambos lançados em 2012, mostram diferentes e interessantes situações vivenciadas por pessoas nas fronteiras entre Israel e Palestina. Nos filmes são mostrados relacionamentos entre profissionais, amigos e familiares, deixando claro como é difícil a convivência entre as pessoas dessas duas sociedades e culturas, que habitam esse pedaço do mundo, sempre preste a explodir. Duas bonitas e tensas tramas que nos fazem conhecer mais de perto como vivem judeus e palestinos, nos dois lados do conflito, cada qual com suas verdades e versões da história.
Inch’ Allah
Direção: Anaïs Barbeau-Lavalette
2012
Chloe (Evelyne Brochu) é uma médica canadense que vive na Cisjordânia. Ela divide seu tempo entre Ramallah, na Palestina - onde trabalha -, e Jerusalém, em Israel - onde mora -, ao lado de sua amiga, Ava (Sivan Levy), uma soldada islaelense. Diariamente, ela passa pelo ponto de fronteira entre as duas cidades para visitar o campo de refugiados palestinos, onde monitora mulheres grávidas. Com uma de suas pacientes, Rand (Sabrina Ouazani), ela aprende sobre a vida nos territórios ocupados, e fica cada vez mais dividida entre os dois lados do conflito, colocando sua simpatia e lealdade à prova. Enquanto isso, Palestinos e Israelenses fazem Chloe reavaliar seus próprios valores.
Fonte: Adorocinema
Título original: Le Fils de l'Autre
Direção: Lorraine Lévy
2012
Sinopse:
Prestes a integrar o exército israelense para cumprir seu serviço militar, Joseph descobre que foi trocado na infância com Yacine, filho de uma família palestina da Cisjordânia. A vida das duas famílias se transforma radicalmente com esta descoberta, forçando cada um a reconsiderar seus valores e sua identidade.
Fonte: Adorocinema
Comentários
Postar um comentário