Os filmes que esse nipônico senhor faz são poesias desenhadas. Animação com estética de primeira, fantasia, imaginação e criatividade a mil.
Hayao Miyazaki (Tóquio, 5 de Janeiro de 1941) é um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa. Seus filmes utilizam temas como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia. Costumam retratar os protagonistas como meninas fortes e independentes ou jovens mulheres.
Hayao Miyazaki
O filme "Princesa Mononoke" (Mononoke-hime, 1997), por exemplo, mostra a ecologia como plano de fundo para a busca do Príncipe Ashitaka para curar uma maldição que o consome. O filme se tornou a maior bilheteira da história do Japão (faturando o equivalente a US$ 150 milhões), batendo E.T. - O Extraterrestre. Após Mononoke, Hayao Miyazaki anunciou, pela primeira vez, sua aposentadoria, mas o sucesso o chamou de volta para dirigir "A Viagem de Chihiro" (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001), ganhador do oscar de melhor longa-metragem animado em 2003. Em 2005, lançou "O Castelo Animado" (Hauru no ugoku shiro, 2004), animação muito legal também.
O último de Miyazaki, "Vidas ao Vento" (The Wind Rises, 2013), é de uma beleza visual ímpar...cores, enredo... tudo belo! Muita sensibilidade!
Comentários
Postar um comentário