Sempre admirei muito as iluminuras, geralmente encontradas em livros medievais.
Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações figurativas feitas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.
No século XIII, "iluminura" referia-se sobretudo ao uso de douração. Portanto, um manuscrito iluminado seria, no sentido estrito, aquele decorado com ouro (ou prata). Supõe-se portanto que o termo "iluminura" seja derivado de "iluminar" (do verbo latino illuminare), por alusão às cores luminosas e vibrantes dos elementos decorativos utilizados nas páginas escritas.
Monge produzindo uma iluminura
Em viagem à região da Borgonha, França (maio, 2015), fotografei algumas em uma abadia cisterciana:
Séculos depois aqui no nosso Brasil, Pernambuco mais especificamente, o grande Ariano Suassuna criou as iluminogravuras para ilustrar algumas de suas obras literárias. O escritor afirmava que um dos sonhos do Movimento Armorial era "unir o texto literário e a imagem em um só emblema". Formado a partir da fusão das palavras "iluminura" e "gravura", o termo iluminogravura designa um objeto artístico que alia as técnicas da iluminura medieval aos modernos processos de gravação em papel. As iluminogravuras continham textos literários junto com gravuras alusivas a eles.
O "iluminado" Ariano
Comentários
Postar um comentário