Azulejos, vermejos, amarelejos, verdejos, cinzejos..... esses quadradinhos de todas as cores e padrões estão espalhados e adornando todo Portugal, além de outros países, como Espanha, só pra falar nos ocidentais.
A palavra "azulejo" tem origem no árabe azzelij (ou ainda al zuleycha, al zuléija, al zulaiju, al zulaco) que significa pequena pedra polida, e era usada para designar o mosaico bizantino. No entanto, é comum, relacionar o termo com a palavra "azul", já que grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracteriza pelo emprego majoritário desta cor.
A utilização do azulejo pode-se observar já na antiguidade, no período do Antigo Egito e na região da Mesopotâmia, estendendo-se por um amplo território com a expansão islâmica no norte de África e Europa (zona do Mediterrâneo), penetrando na Península Ibérica no século XIV por mãos mouras..Na virada do século XV para o XVI, o azulejo chega em Portugal, país este já com uma longa experiência na produção de cerâmica.
Em recente viagem à Portugal, tive o prazer de clicar alguns exemplos de azulejos, que acredito existem em uma quantidade e variedade ilimitada, nas paredes deste país.
Além do caleidoscópio, vejam alguns super lindos painéis de azulejos que vimos na estação de trem de Pinhão na região do Douro, em Portugal:
Comentários
Postar um comentário