Pular para o conteúdo principal

Um giro pela Catalunha

Em maio último, outra vez fizemos malas e voltamos à Barcelona depois de 21 anos! A cidade, exemplo na questão urbana, está mais linda ainda, com avenidas e ruas arborizadas e charmosas, cheias de arte, cafés e pessoas caminhando ou de bicicleta (muitas delas). Por todo lado, edifícios e monumentos lindos, tanto históricos quanto modernos. Mas claro…é a cidade onde Gaudi, filho ilustre da Catalunha e arquiteto genial, desenvolveu sua arte. Gaudi criou um estilo próprio e, para meu gosto, é um dos maiores do mundo. Suas obras são exóticas, diferentes, mas cheias de inovação e beleza. Não se pode perder de ver suas obras primas na cidade, tais como, a casa Batló, a Casa Milà (La Pedrera), o Palácio Guell, o Parque Guell e a Catedral da Sagrada Familia. Cidade linda, cheia de vida, banhada pelo sol da Ibéria e pelo inigualável azul do Mediterrâneo, mar este que lhe dá tanta beleza e frutos.

A gastronomia é um capítulo (capítulo não, um livro) à parte! A diversidade, qualidade e sabor de tudo que lá servem (destaque para os frutos do mar e presuntos) é incrível. Não dá para não mergulhar de corpo e alma naquelas maravilhas deliciosas.

Em suma, não tem como não gostar de Barcelona: cidade moderna, cidade histórica, cidade com uma arquitetura única, cidade à beira mar, e cidade gastronômica por excelência. Povo simpático e temperatura amena. Quer mais o que?

Como já era a segunda vez que visitávamos a cidade, decidimos aproveitar a viagem e dar um giro rápido para conhecer outras cidades da Catalunha. Pelas pesquisas que fizemos e considerando a distância, decidimos conhecer Figueres, Besalú, Girona e Sitges. São lugares bem representativos da região, fora Barcelona.

Barcelona

Crédito: casamundicultura.com.br

Crédito: www.dezeen.com

Crédito: en.wikipedia.org




www.hotelserhsrivolirambla.com
Figueres

Figueres (ou Figueras) é uma cidade famosa por ser a cidade natal do grande pintor catalão Salvador Dali (1904 – 1989). Dista 141,8 km de Barcelona (aprox. 1h30 de carro). Em Figueres, visitamos o Teatro-Museu Dali (www.salvador-dali.org) que abriga diversas obras de Dali.

No museu encontramos um variado acervo de obras que retrata a trajetória artística de Dalí, incluindo obras impressionistas, cubistas e obviamente surrealistas. Vale a pena demais esta viagem de bate-volta desde Barcelona.






Besalú

Cidadezinha medieval, linda e super bem conservada. Ótima para passear! Recebemos a dica do rapaz da locadora quando tiramos o carro no aeroporto. Dica de quem é do lugar, sempre (ou quase sempre) é confiável!

A característica mais importante da cidade é a sua ponte do século XII sobre o rio Fluvià


Almoçamos no restaurante “Amb els 5 sentits”, delicioso e com cardápio todo em catalão. Tinha umas 4 ou 5 mesas apenas, e nos deleitamos com um menu degustação com um bom vinho local. Recomendamos!


Girona

Ah Girona! Linda e histórica. Uma viagem no tempo. Seu centro histórico é cercado por um uma grande muralha e possui restos de construções romanas, árabes e judaicas.


Edifícios antigos, igrejas, e praças, além de uma casa de banhos árabes, merecem ser visitados em Girona.

Sobre o rio Onyar, não percam as casas coloridas situadas a sua margem (cartão postal mais conhecido da cidade), e a ponte construída por Gustave Eiffel em 1876. Vale fotos!


Uma boa sugestão de roteiro é ir até Figueres, saindo cedinho de Barcelona, e na volta parar para almoçar e conhecer Besalú e Girona.

Sitges

Cidade de praia (39 km de Barcelona) que pode ser visitada por meio de um fácil bate-volta desde Barcelona. Sitges possui uma orla marítima bem charmosa e várias praias. Seu pequeno centro histórico está repleto de edifícios antigos. A cidade é bem bonita, com ruazinhas estreitas e simpáticas. É uma típica cidade ensolarada da costa do mediterrâneo, com o branco como cor predominante das construções.


Especialmente durante o verão, as ruas ficam lotadas de visitantes que percorrem suas lojas, bares e restaurantes. É um dos destinos gays mais badalados do Mediterrâneo. Tem também tradição de realização de casamentos (quando fomos presenciamos um!).



Existem pelo menos três formas de ir pra Sitges, a partir de Barcelona: de carro, de barco (pela BlueMar Ferries – 35 min) ou de trem, integrado ao metrô de Barcelona. Decidimos ir de trem, rápido, barato e com horários flexíveis para voltar em relação ao barco. Fica a dica!

(*) Fotos de Paulo Alcântara, exceto onde indicado de outra forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As três versões de "O que será" do Chico Buarque

Umas das obras primas do gênio Chico Buarque de Holanda, a música " O que será ", possui três versões, cada uma mais linda que a outra. Você sabia? Lembrava? As três versões são: - Abertura - À flor da pele - À flor da terra Compostas em 1976, foram interpretadas espetacularmente pelas vozes do próprio Chico, Milton Nascimento e Simone, essa cantando como sempre, transbordando sentimento. Abertura E todos os meus nervos estão a rogar E todos os meus órgãos estão a clamar E uma aflição medonha me faz implorar O que não tem vergonha, nem nunca terá O que não tem governo, nem nunca terá O que não tem juízo   O que será que lhe dá O que será meu nego, será que lhe dá Que não lhe dá sossego, será que lhe dá Será que o meu chamego quer me judiar Será que isso são horas de ele vadiar Será que passa fora o resto do dia Será que foi-se embora em má companhia Será que essa criança quer me agoniar Será que não se cansa de desafiar O qu...

As letras de "Fascinação"

Quem não é fascinado pela canção "Fascinação" (título original "Fascination"). "Fascination" é uma valsa popular, com melodia composta em 1904 por Fermo Dante Marchetti e letra escrita em 1905 por Maurice de Féraudy em francês (letra em inglês de Dick Manning). Foi lançada em 1932. A versão da letra em português que todos nós conhecemos foi escrita em 1943 por Carlos Galhardo e gravada sublimemente pela Elis Regina em seu álbum Falso Brilhante (1976). A versão original da letra em francês é pouquísimo conhecida aqui no Brasil, e no mundo bem menos que a versão em inglês. Escutem-na abaixo com Daniel Plaisir (este nunca tinha tido o "plaisir" de conhecer!): Daniel Plaisir cantando a letra original em francês "Je t’ai reencontrée simplement,  Et tu n’as rien fait pour chercher à me plaire . Je t’aime pourtant, D’un amour ardent, Dont rien, je le sens, ne pourra me défaire. Tu seras toujours mon amante Et je crois à toi comme au b...

Quem Pod, pode!

Quem Pod, pode! Quem acompanha e ouve podcasts, pode se informar bem, aprofundar conhecimentos, disfrutar do prazer apenas auditivo, enquanto caminha, faz exercícios físicos, lava a louça, descansa... como na era do rádio! Faço muito isso pelo Spotify  e recomendo. Sugiro agora alguns que escutei recentemente: um sobre nossa história recente, outro sobre violência e vida urbana nas grandes cidades, e outro sobre Mitologia e narrativas do mundo antigo. Aproveitem! Noites Gregas "Podcast sobre mitologia grega do professor Cláudio Moreno. Produção de Filipe Speck." Ouça em  https://open.spotify.com/show/5Z3h3reDjsf7DxTVeitnu2?si=a8247a89c9fd45cc Alexandre "Para muitos, ele salvou a democracia. Para outros, é o grande vilão. Além dos extremos, quem é Alexandre de Moraes? A repórter Thais Bilenky conta, em 6 capítulos, tudo que descobriu sobre o protagonista inesperado da eleição mais acirrada da história do Brasil. Uma produção original da Trovão Mídia com a revista piauí....