O ano era 1967, e foi quando os Beatles lançaram seu 8º disco, este que seria um dos discos mais inovadores e revolucionários de todos os tempos: "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" Certamente o mais importante do gênero em toda a história.
Concebido para ser escutado como uma obra única, da abertura com a canção-título ao encerramento com "A Day in the Life", o disco deu uma nova direção para as bandas de rock, fossem consagradas ou iniciantes tocando em garagens. Inspirou, e até hoje inspira, inúmeros músicos no mundo todo. Novos acordes, harmonias, arranjos elaborados, uso de diversos instrumentos, orquestração... tudo novidade! O álbum foi o primeiro da história a trazer todas as letras das músicas impressas no encarte, para ser ouvido e lido. Sucesso estrondoso de crítica. O disco é uma salada pop, com rock, balada, vaudeville, batidas marciais, música clássica, som indiano, e "otras cositas más". Tudo misturado e com uma liberdade meio jazzística e alcançada em evidentes estados alterados da percepção.
É realmente impossível desassociar "Sgt. Pepper's" do consumo de drogas. O disco sintonizou e contribuiu com o som do Verão do Amor, um fenômeno comportamental libertário de 1967, quando a força do movimento hippie se consolidou na defesa do pacifismo, do amor livre e das experiências químicas e sensorais.
O produtor George Martin, o "quinto Beatle", com sua ampla formação musical, atuou imensamente no"Sgt. Pepper's".
As gravações daquele que seria o oitavo disco dos Beatles começaram em 24 de novembro de 1966. "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane" integrariam o disco, mas os Beatles foram pressionados pela gravadora, e as lançaram em um compacto antes. Imaginem como seria ainda melhor o disco com mais essas duas obras primas!
- Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
- With a Little Help from My Friends
- Lucy in the Sky with Diamonds
- Getting Better
- Fixing a Hole
- She's Leaving Home
- Being for the Benefit of Mr. Kite!
- Within You Without You
- When I'm Sixty-Four
- Lovely Rita
- Good Morning Good Morning
- Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise)
- A Day in the Life
Quem é quem na capa
Paul pediu a cada Beatle que fizesse uma lista de seus grandes ídolos. Daí surgiram 70 nomes para compor a galeria de imagens na capa de "Sgt. Pepper's". Mas, atendendo a pressões, o grupo retirou três figuras da lista final: Jesus, Gandhi e Hitler
Um esboço (feito por Paul)
A música "A day in the life" é uma das obras primas do disco (curiosidade: A faixa tem sons de apito numa frequência audível apenas por cachorros):
Muito legal também é a interpretação de Jeff Beck num show no Ronnie Scott's em Londres:
Comentários
Postar um comentário